- Monica Coutinho
Utilização do Respiron Classic nos períodos pré e pós cirúrgico

Algumas dificuldades para respirar podem ocorrer em até 30 dias após uma cirurgia, principalmente se o procedimento for extenso, ou seja, com muitas horas de duração. Entretanto, os pacientes que realizam uma preparação adequada no período que antecede a cirurgia, com base em exercícios respiratórios, previnem complicações futuras, reagindo melhor no período pós cirúrgico.
O Respiron é um incentivador respiratório que pode ser utilizado com ou sem carga, onde o paciente realiza inspirações diafragmáticas contra uma resistência determinada por fisioterapeuta, no próprio aparelho. É um dos equipamentos mais utilizados dentro da fisioterapia respiratória devido sua eficácia. Por meio dele é possível fortalecer a musculatura respiratória e melhorar a expansibilidade dos pulmões.
Quando o paciente é portador de apnéia do sono, bronquite ou asma, as complicações pós operatórias podem surgir com mais facilidade. Isso porque o pulmão tem a tendência de perder em volume (pouco expansivo) durante as inspirações e a musculatura de ficar mais fraca após a cirurgia. O uso do Respiron contribui de forma significativa nessa reexpansão pulmonar, proporcionando aumento do volume corrente (quantidade de ar que entra nos pulmões) melhorando dessa forma as trocas gasosas e contribuindo para a saturação elevada de oxigênio para todas as células do corpo.