OS 5 SENTIDOS NA PRÁTICA E NAS VERTENTES DE UM ESCALDA-PÉS CLÍNICO
Nós humanos possuímos cinco sentidos tradicionalmente conhecidos: visão, audição, paladar, olfato e tato. São eles que permitem a captação de imagens, sons, sabores, odores e toques, garantindo uma percepção de todo o ambiente, o que nos possibilita meios para sobreviver ao ambiente.
Os sentidos são fundamentais para compreendermos tudo o que acontece no ambiente. Para captar essas informações, o organismo conta com receptores sensoriais, que recebem o estímulo e transformam-no em impulsos nervosos, que serão interpretados pelo sistema nervoso.
De acordo com o estímulo que são capazes de perceber, os receptores podem ser classificados em:
– Quimiorreceptores: Captam estímulos químicos.
– Fotorreceptores: Percebem estímulos luminosos.
– Mecanorreceptores: Captam estímulos de movimento, pressão e som. Nesse último caso, os receptores podem ser chamados de fotorreceptores.
“seja sensível e ouça os sinais do corpo, para potencializar os hormônios da felicidade no seu dia a dia, como Dopamina, Ocitocina, Endorfina, Serotonina”
E essa é a proposta para um escalda-pés, pois os pés, eles possuem muitas terminações nervosas do corpo e se comunicam com todos os órgãos e por isso esta técnica equilibra tanto o Físico como o Emocional.
Para um escalda-pés perfeito a água deve estar em 36o a 40o graus, chegar na altura dos tornozelos em um recipiente (bacia – tina) podendo ser inox, cobre, ou outros que não seja impregnantes e de fácil higienização.
A sensação de bem-estar se dá pelo aumento do fluxo sanguíneo, na região dos pés, em sinergia dos agentes medicinais mais naturais.
DICAS DE TERAPEUTICOS PARA UM ESCALDA-PES DE RECUPERAÇÃO:
Pastilhas de Cânfora – promovem a remoção das dores e cansaços dos pés e pernas, auxiliando, a ação física da imersão dos pés em água quente.
Sal de Epsom – também conhecido como sulfato de magnésio, é um mineral que possui propriedade anti-inflamatória, antioxidante e relaxante. O principal uso do sal de Epsom é para promover o relaxamento, isso porque esse mineral ajuda a regular os níveis de magnésio no corpo, o que pode favorecer a produção de serotonina, que é um neurotransmissor relacionado com a sensação de bem estar e relaxamento. Além disso, ao regular os níveis de magnésio no organismo é possível também prevenir o desenvolvimento de doenças cardíacas, AVC, osteoporose, artrite e fadiga crônica, por exemplo.
Óleos Essenciais – substâncias voláteis extremamente concentradas, que possuem princípios ativos de acordo com suas composições químicas. Os óleos essenciais podem ser usados diluídos em veículos carreadores sobre a pele, através de massagens, cremes, loções, gel, escalda-pés, através da inalação. Seu objetivo é proporcionar bem-estar físico e emocional, já que possui diversos componentes químicos terapêuticos.
Ervas e flores – componentes totalmente terapêuticos, desde que tenhamos cautela acaso o cliente-paciente pontue algum tipo de alergia.
AS CONTRA-INDICAÇÕES DE UM ESCALDA-PES:
Algumas contra indicações pontuadas – importante atentar-se a casos de febre, doenças agudas, tuberculose, tumores em metástase, mulheres em gestação, doenças cardíacas descompensadas, insuficiência respiratória, úlcera varicosa ou arterial, ferida não cicatrizada nos pés e, a possíveis alergias a algum tipo de erva ou óleo utilizados para compor o escalda-pés.
CUIDADOS COM OS PÉS E PERNAS:
Favorecer os membros inferiores com cuidados específicos promoverá melhores condições pessoais, no percorrer da semana. Quem sustenta o resto do corpo são as pernas e pés, precisando de cuidados periodicamente.
Quem tem a prática de cuidar dos pés e pernas constantemente relatam melhores condições de trabalho, de descanso noturno e ausência de dores e inchaço.
5 DICAS ESSENCIAIS PARA CUIDAR DOS PÉS DIARIAMENTE:
– Cremes para os pés com ativos relaxantes:
Usar cremes nos pés com ativos específicos é indicado para diversas disfunções. Os produtos certos agirão nas dores diretos.
– Meia tensora para fluxo sanguíneo:
Lojas específicas têm meias em tecidos tensores, que ajuda na relaxar contraturas musculares e ajuda na circulação sanguínea.
– Sapatos confortáveis aos pés:
O fator mais importante para evitar cansaço e dores nas pernas é o sapato confortável e de boa qualidade.
– Exercícios de alongamentos para os pés e pernas:
Os alongamentos ajudam a fortalecer a musculatura das pernas, aliviando o desconforto das contraturas musculares. Existem alongamentos específicos para os pés.
– Descansar os pés em superfície elevada:
Manter os pés e pernas em níveis elevados ajuda relaxar e tirar o inchaço das penas.
VEJA 6 DICAS IMPORTANTES PARA VOCE RELAXAR OS PÉS EM CASA:
- Usa produtos com cânfora ou óleos essenciais;
- Fazer movimentos circulares com os pés em ambos os sentidos;
- Usar palmilhas personalizadas para melhor impacto nas caminhadas;
- Massagear os pés com as mãos em pressões consideráveis a melhorar a circulação;
- Relaxar as pernas em posição confortáveis de períodos de 3 em 3 horas;
- Consultar especialistas dos pés em caso de desconforto.
*ANTES DE INICIAR O RITUAL DO ESCALDA-PES, INDICAMOS QUE O PROFISSIONAL OU A PESSOA AO QUAL IRÁ REALIZA-LO POSSA AFERIR A PRESSÃO DO CLIENTE-PACIENTE,
COLHER UMA BOA ANAMINNEZE PARA SER ACERTIVO NAS ESCOLHAS DOS INGREDIENTES, SENDO ASSIM ACERTIVO NA PROPOSTA A SER ENTREGUE COM GRANDE SATISFAÇÃO.
As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.