Seu Nome Botânico: Cedrus Atlantica
Sua Origem: Marrocos, Libano
O Cedro é conhecido por sua poderosa ação nos níveis psicológico e nervoso – estimula a determinação e confiança para enfretamento de condições adversas que a vida nos impõe, principalmente através de doenças que afetam a pele.
Aspectos positivos:
– Serenidade em tempos de crise,
– Estabilidade emocional nas adversidades,
– Confiança espiritual nas provações,
– Força resiliente diante dos desafios,
– Coragem para fazer mudança na vida.
Os Cedros nos faz sermos:
Determinantes – Confiantes – Corojosos – Firmes e Positivos.
Suas Propriedades:
Antisséptico, bactericida, fungicida, adstringente, expectorante, mucolitico, sedativo dos nervos, estimulante circulatório, tônico, diurético, anti-seborreia.
Condições Tratáveis:
Pele: acne, dermatite, eczema, infecção fúngica, caspa, seborréia, excesso de oliosidade, alopecia, erupções cutâneas e ulceras.
Sistema Respiratório: bronquites (especialmente crônica), acumulo de muco ou catarro (especialmente na sinusite) tosse.
Sistema Muscular esquelético: artrites, dores, desconfortos e rigidez
Sistema Geniturinário: Infecção do trato urinário e vaginal, cistites, gonorreia e prurido (coceira ou comichão. Tonico sistêmico, com ação predominante nos sistemas renal e linfático.
Sistema Nervoso: estresse, tensão e exaustão. Neurotônico poderoso em fases de estresse emocional e transição. Minimiza a ansiedade em pessoas excessivamente preocupadas.
Suas Considerações:
Em 1998, foi realizado na Escócia uma pesquisa clínica, que mostrou resultados positivos no uso do Cedro para tratar a “alopecia areata”, condição que atinge tanto homens quanto mulheres e caracteriza-se por queda repentina dos pelos nas áreas afetadas, inclusive dos cabelos. As possíveis causas localizam-se na predisposição genética, que pode estar sendo estimulada por fatores desencadeantes, como estresse emocional e fenômenos autoimunes – esta é uma condição chamada de “desordem psicodermatológica”, que envolve a interação próxima entre a mente e a pele. Também estão incluídas nesta disfunção física a psoríese e o vitiligo. Estas são desordens que afetam muito a qualidade de vida das pessoas, de significante impacto no nível psicológico, uma vez que a imagem corporal é parte muito importante para a auto percepção do indivíduo, para a manutenção ou a destruição de sua autoestima. René M.Gatefossé declarou que o cedro era usado para tratar problemas da pele em hospitais na Algéria, em 1899, com grande sucesso.
Curiosidade:
O cedro é citado em distintas passagens da Biblia como um símbolo de fertilidade .
Este óleo essencial era utilizado pelos egípcios no processo de embalsamento.